internações

Husm tem sete dos 10 leitos de UTI adultos Covid-19 ocupados

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

ATUALIZADA: matéria atualizada em 8 de maio de 2020, às 13h25min

A taxa de ocupação dos leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 está em 11% em Santa Maria. Dos 169 leitos (entre UTI e clínicos), são 26 ocupados. Já em relação apenas aos de UTI - que são 55 - a ocupação é de 12%, com sete ocupados. A proporção é calculada com base no boletim epidemiológico da prefeitura de Santa Maria, atualizado na noite de quarta-feira.

Espaços esportivos privados reabrem, mas descumprem regras de decreto municipal

Entretanto, há uma divergência nos números divulgados. Conforme a assessoria de comunicação do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), havia sete pacientes internados em leitos Covid UTI no final da manhã desta quinta-feira. Seriam quatro com diagnóstico positivo e três com suspeita. A prefeitura indica no boletim apenas cinco pacientes (quatro confirmados e um suspeito), sendo quatro em UTI e um em leito comum.

Na quarta, o Husm informou que havia nove pacientes internados nos leitos adultos de UTI para Covid. A informação também divergia com a versão anterior do boletim, na qual era indicado apenas quatro internações.

Cemitérios públicos estarão fechados no Dia das Mães em prevenção ao coronavírus

O Husm tem 10 leitos adultos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltados ao atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. Há, ainda, cinco leitos obstétricos, 16 pediátricos (10 de UTI e seis semi-intensivos) e 10 adultos semi-intensivos. O total de leitos Covid no Husm é 41.

A prefeitura foi questionada sobre a divergência e respondeu, em nota, que não há atualização em tempo real.

Veja a nota na íntegra:
"A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Vigilância em Saúde, esclarece que os dados apresentados pelas instituições de saúde não são atualizados em tempo real e que, por isso, pode haver divergência nos números. No caso do Husm, a Prefeitura se vale dos dados repassados diariamente pelo hospital".

*Colaborou Leonardo Catto


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Atividades econômicas podem ter restrições até fim do inverno no RS

RS mantém a taxa de letalidade da Covid-19 em 4,2% dos pacientes Próximo

RS mantém a taxa de letalidade da Covid-19 em 4,2% dos pacientes

Saúde